Clínica de Acupuntura em SP

ACUPUNTURA

A acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina tradicional chinesa que visa à prevenção/cura das doenças, através da aplicação de agulhas esterilizadas, moxas e ventosas.

Ciência que surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos; no Ocidente só foi reconhecida e aceita neste século, tendo o Brasil seus primeiros profissionais no final da década de 50.

Através de 12 Meridianos principais (6 IANG e 6 INN) e 2 secundários, temos a passagem de energia pelo corpo humano. Na acupuntura tratamos as doenças como desequilíbrio na distribuição e circulação dessa energia, e a saúde como havendo o equilíbrio desta.

A acupuntura tem inúmeras possibilidades de aplicações, é útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias, a homens, mulheres e crianças, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

Regulando o equilíbrio do organismo e aumentando a resistência corpórea, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos (muito abusivo nos dias de hoje).

A gama de doenças que a acupuntura é favorável não se resume à perda de peso ou parar de fumar.

Ela atua em todos os casos psíquicos (insônia, depressão), neurológicos (convulsões, Parkinson, derrames), circulatórios, respiratórios (asma, bronquites, rinites, sinusites), digestivos (colites, gastrites, enjoos), dermatológicos (acne, psoríase, alergias), ortopédicos (artrose, nervo ciático, bursites), reumatológicos (artrite), etc.

Acupuntura – Na Medicina Ocidental

Atualmente os estudos relacionados aos efeitos da acupuntura e os mecanismos neurofisiológicos sobre os quais ela age estão tão aprofundados que podemos reconhecê-la por outras denominações como: estimulação sensorial ou método de estimulação neural periférica.

A acupuntura é uma forma de estimular o Sistema Nervoso Central. A puntura da agulha excita receptores da pele e fibras nervosas de pequeno diâmetro localizadas nos músculos, impulsos nervosos são transmitidos à medula e aos centros superiores do SNC, que ativam a liberação de opióides endógenos produzindo a modulação da dor.

Dentre os benefícios biológicos proporcionados por meio desta técnica milenar estão: analgesia, normalização da regulação e controle das funções orgânicas, modulação da imunidade e das funções endócrinas, autonômicas e mentais, além da ativação de processos regenerativos, ou seja, aliviando a dor, relaxando a musculatura tensa, ação anti-inflamatória, atuando como ansiolítico e antidepressivo.

Todos estes efeitos tornam a acupuntura uma opção inteligente de tratamento, sem reações adversas, sem a introdução de substâncias medicamentosas tóxicas.

Consultório 2

Rua Apeninos, 930 – Conjunto 43 – CEP: 04104-020 – Vila Mariana / SP

Telefone: (11) 97333-3113